“Os dados são a nova ciência. O Big Data são as respostas”.                                                                                                                  Pat Gelsinger.

Devido aos avanços tecnológicos, a definição de Big Data  mudou ao longo dos anos. No entanto, uma coisa que permanece igual é que o volume de dados continua crescendo a uma velocidade extremamente rápida. Todos os dados, em qualquer formato, que sejam usados para se obter percepções e gerar valor são considerados Big Data.

É muito comum hoje, as empresas armazenarem todas as informações de seus clientes, enquanto antigamente a ideia era descartá-las, hoje tudo é armazenado. De forma, que seja possível transformar dados em informação e posteriormente em conhecimento para que possa agregar valor ao negócio da empresa.

Primeiro precisamos entender o que é Big Data e como o mundo, hoje, depende disso. De uma forma simples e clara, Big Data resume-se no 5V’s:

  • Velocidade – Capacidade de rapidamente devolver uma resposta ao solicitante
  • Volume – Capacidade de trabalhar com grandes quantidade de dados.
  • Variedade – Capacidade de trabalhar com qualquer tipo de dado.
  • Veracidade – Capacidade de validar a vericidade das informações.
  • Valor –  Capacidade de oferecer valor ao dados, transformando-os em informação.

Hoje quando abrimos as vagas de empregos em tecnologia, ao passo que fica visível que as mais requisitadas no mercado nacional são aqueles que buscam candidatos que possuam conhecimento em Big Data, sendo assim necessário se atualizar de acordo com as exigências do mercado. A necessidade do mercado abrange áreas de conhecimento em várias ferramentas, bem como  NoSQL e no ecossistema Hadoop(Hive, Zookeeper, Yarn, Oozie, HBase e etc). Vemos o mercado muito aquecido quando se fala nessas tecnologias.

Dentro do Big Data engloba-se várias outras novas ideias e ferramentas. SQL, NoSQL, Data Lake entre outros. Aprenda um pouco mais sobre cada um deles.

Conclusão

O mundo está mudando rapidamente, sendo assim novas tecnologias estão chegando todos os dias. E, hoje, os dados são o novo OIL do momento com o intuito de extrair o máximo de conhecimento possível. E nenhuma informação é descartada sendo, de preferência, tudo armazenado. Então devemos entender que não temos como fugir disso, é e necessário estar preparado para o mercado.