Essa é a continuação do artigo Como ser um Líder de forma objetiva, seguimos do ponto onde precisamos dar significado aos objetivos para motivar a equipe.

Oferecendo significado aos objetivos

Oferecer significado aos objetivos é uma ótima maneira de motivar seu time. E uma das ações para isso é mostrar aos colaboradores a importância do que eles estão fazendo. 

Quando é mostrados aos colaboradores a importância dos objetivos, conquistá-los torna-se mais fácil. Um exemplo clássico é de doações. Quando alguém doa uma quantia de dinheiro a uma instituição, porém ele não enxerga o bem que fez. É provável que o valor arrecadado não aumente conforme o tempo passa. Porém ao mostrar as benfeitorias através de um contato direto com os recebedores dessa doação, a tendência é que a doação aumente. Está é a conclusão que alguns cientistas chegaram.  

No geral é necessário 3 estratégias que ajudem a realizar os objetivos

  • Faça o objetivo significativo.
  • Permitir autonomia para atingir esse objetivo.
  • Permitir que os colegas de equipe usem e aprendam várias habilidades para atingir esse objetivo.

Entendendo as necessidades humanas e os direcionadores do desempenho nas culturas

Você já parou para pensar quais são as reais necessidade das pessoas. Pegando a pirâmide de Maslow podemos entender um pouco quais são as prioridades das pessoas. 

Pirâmide de Moslow

Somente quando atingimos uma parte da pirâmide podemos começar a pensar em suprir outras necessidades. Neste ponto entendemos que enquanto as necessidades fisiológicas não são atendidas esperar motivação dos colaboradores é querer demais. Então devemos entender se esta etapa já foi superada pela nosso time.

Quando pesquisamos a fundo o engajamento dos colaboradores percebemos que uma grande parcela dos colaboradores não estão engajados e precisamos de alguma maneira engaja-los. Um estudo mostrou que na média 63% das pessoas não possuem engajamento no trabalho.

Engajamento dos 

Você já pensou sobre quais os valores necessários para te motivar?

Um estudo feito em mais de 50 nações com mais de 30 mil pessoas, trouxe uma resposta para esta dúvida. Dentre os valores: 

  • Poder
  • Reconhecimento
  • Satisfação
  • Prazer
  • Independência (Autonomia)
  • Compreensão (Aprendizado)
  • Benevolência
  • Tradição
  • Conformidade
  • Segurança

Não importa a região, cultura ou tradição. A maioria das pessoas preferem os seguintes valores, conforme o estudo de Schwartz and Bardi:

  1. Benevolência
  2. Independência (Autonomia)
  3. Compreensão (Aprendizado)
  4. Segurança
  5. Conformidade
  6. Reconhecimento
  7. Satisfação
  8. Prazer
  9. Tradição
  10. Poder

Isso demonstra que as pessoas estão em busca de algo maior, onde possam ser benevolentes, tenham autonomia e que consigam o aprendizado – sabedoria.

Diferenças entre gerações

Existe uma diferença entre as gerações (Baby Boomers, Geração X e os Millennials), e isso trouxe impacto na produtividade. No geral, 1/3 pessoas gastam 5 horas ou mais por semana gerenciando conflitos entre gerações. E com isso, a produtividade caiu 12%.

Apesar de parecer um dado bobo, é necessário entender isso para amenizar os conflitos internos no time. 

Satisfação vs Insatisfação

O que leva os colaboradores a ficarem satisfeitos, ou até mesmo insatisfeitos. Este é um dado necessário para que possamos entender o que motiva as pessoas a se sentirem satisfeitas. 

Um estudo de Hertzberg publicado na Harvard Business Review de 1968,  mostra que no geral o que mais deixa as pessoas satisfeitas são: 

  1. Realização
  2. Reconhecimento
  3. Trabalho para si mesmo (Autonomia)
  4. Responsabilidade

Neste mesmo estudo, ele mostra, também, os que deixa os colaboradores insatisfeitos.

  1. Política da empresa
  2. Supervisão
  3. Relação com o supervisor
  4. Condições de Trabalho

Motivadores Intrínseco vs Extrínseco

Quando começamos a ver os motivadores, percebemos que há dois tipos deles: Intrínseco e o Extrínseco.

 Os motivadores intrínsecos estão mais relacionados com dentro, alguns deles são:

  • Autonomia
  • Curiosidade
  • Paixão pelo que faz
  • Aprendizado
  • Mistério
  • Significado

Já os motivadores extrínsecos estão mais relacionados com o exterior, alguns deles são:

  • Dinheiro
  • Títulos
  • Competição
  • Medalhas
  • Medo de Falhar

Baseado nos motivadores, você já parou para pensar o que lhe motiva? E o seu colega? Será que todos possuem os mesmos motivadores?

Um estudo da Tyagi, Journal of Marketing de 1985 chegou a conclusão que os motivadores intrínseco e extrínseco explicam 49% da performance de vendas, mas o efeito na motivação intrínseca era 44% maior que a motivação extrínseca sobre a performance. 

Dessa forma, concluímos que nem sempre dar recompensa significa aumentar a motivação ou a performance. E que pessoas que são movidas a motivações intrínsecas, podem ter sua performance diminuída com o acréscimo de recompensas. 

Está é a conclusão que Murayama chegou no artigo divulgado na Proceedings of the National Academy of Sciences em 2010

Mas como aumentar a performance de maneira que a recompensa ajude?

Simplesmente, oferecendo recompensas de maneira indireta. Essa foi a conclusão que Cerasoli chegou ao publicar seu artigo na Psychological Bulletin em 2014.

Como criar significado para os objetivos

Uma estratégia muito usada por grandes empresas, é mostrar a importância do que eles estão fazendo. Não estou falando de um líder subir no palco e falar sobre A ou B, pois isso passa a imagem de interesse por parte da empresa, e pelo contrário do que se imagina, só diminui a performance do time.

O segredo está em colocar clientes ou pessoas que usam o serviço para falar da importância dele para o time. Alguém que vivencie diretamente as ferramentas que seu time cria, fará com que a motivação aumente levando a performance junto. 

Um estudo de Grant and Hoffmann de 2011. Percebeu que quando a ação envolve outras pessoas há um maior engajamento (satisfação) do que quando a ação beneficia somente a você.

Com isso, concluímos a parte 2. No próximo artigo, foco em como não cair em armadilhas motivacionais e como aumentar a performance através da motivação. 

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