Estudo de Caso I – Parte 4
Estudo de Caso I – Parte 4
Continuando nosso estudo de caso, vamos agora criar nossos índices, mas antes vamos entender melhor os índices.
Por que usar índices
Apesar de ser uma pergunta bastante simples, muitos sabem o que são índices, mas não sabem usá-los de forma correta. Não vou aqui conceituar índices, mas faço uma leve explanação de como usá-los e indentificá-los.
Antes de criar um índice para uma tabela, verifique antes, as seguintes situações:
- Custo/Benefício – Se seu banco de dados faz mais OLTP do que OLAP então reveja a necessidade de criação de índices, pois para cada índice que você cria para uma tabela, maior será o tempo necessário para fazer o DML, ou seja, inserções, exclusões e atualizações. Por isso deve ser pensada, aumentar o tempo de resposta do cliente pode não ser bom em um ambiente transacional com recursos limitados.
- Índices Compostos – Se decidiu criar um índice, você já pensou em criar um índice composto. Um índice composto, faz com que uma busca com várias filtros seja feita com maior rapidez..
- Identificar filtros parecidos nas consultas – O comando SELECT, no intuito de descrever a busca por uma consulta, é conceitualmente chamado de DQL e em muitas aplicações existem consultas já pre-definidas, como no caso do JavaEE e sua especificação JPA. Saiba identifica-las, pois, a claúsula WHERE e o que está dentro dela são extremamente importantes para a sua criação.
- Criando os índices – Procure uma janela para criar seus índices, ou seja, nunca crie seus índices com o ambiente OLTP rodando a 100%, sempre tenha em mente que a criação de um índice é custoso, então lembre-se sempre do seu ambiente.
Baseado nos nossos exemplos, faço um descritivo de cada item acima, explicando da importância e cuidado que devemos ter ao criar índices.
Custo/Benefício
Para um banco de dados que faz muito OLTP, com inserções, exclusões e atualizações a criação de índice não é algo muito interessante, até porque nessas circunstâncias o que mais importa é o tempo de reposta para o cliente, e a criação de índice aumenta este valor, o que pode não ser viável. Agora para banco de dados do tipo OLAP, é sempre bom sua criação.
A criação de índices deve ser feita com cuidade em ambientes OLTP, porque a cada registro inserido, modificado ou excluído faz com que a árvore seja modificada, isso acontece em cada índice criado.
No próximo post, vamos entender melhor os índices parciais e como cria-los.
Related
Tags In
aquino.vale
Categorias
- AI (1)
- Big Data (18)
- Cloud (3)
- Dados Abertos (2)
- Devops (7)
- Liderança (6)
- Linux (13)
- Modelagem (6)
- MongoDB (1)
- NoSQL (11)
- PostgreSQL (26)
- Sem categoria (1)