SQL, NoSQL ou NewSQL? (parte 2)
Olá a todos, sou o Vinicius Vale e hoje vou falar um pouco sobre newSQL, sendo uma continuação do artigo SQL, NoSQL ou NewSQL? e do artigo NoSQL e o mundo Big Data na Era da Informação.
No artigo anterior falamos um pouco sobre as amarrações que limitam banco relacionais, onde ficou entendido a importância da ACID, também citamos as regras que regem bancos NoSQL com o entendimento da BASE. Quando nós entendemos as principais diferenças entre as ferramentas, fica claro que se deve entender a regra de negócio. Ela é a peça chave para uma evolução correta do seu ambiente, na escolha da melhor ferramenta. Uma escolha precipitada pode acarretar em atrasos e limitações e impedir um crescimento exponencial do seu negócio.
Onde entra o NewSQL nessa história?
NewSQL, de forma resumida seria uma mistura do melhor do SQL e do noSQL, obviamente que possui devantagens e uma delas é necessidade de uma modelagem dos dados até por que para seguir as regras ACID é necessário definir uma estrutura.
Pelo fato da necessidade de modelagem prévia, existe uma limitação em negócios onde a regra muda o tempo todo. Alterar a estrutura de um newSQL requer os mesmos bloqueios de um relacional, e isso impacta no negócio. Então sua escolha deve ser pensada com cuidado, para que mudanças no modelo não impactem no ambiente.
Até o próximo artigo.
Lembrando que a linguagem SQL continua em pleno vapor, inclusive sendo usada em várias ferramentas NoSQL, exatamente para facilitar o aprendizado. Se você ainda não sabe SQL, chegou o momento de aprender de maneira rápida e simples, conheça o curso de SQL online da Sudoers e torne-se ROOT em sua carreira.
Related
aquino.vale
Categorias
- AI (1)
- Big Data (18)
- Cloud (3)
- Dados Abertos (2)
- Devops (7)
- Liderança (6)
- Linux (13)
- Modelagem (6)
- MongoDB (1)
- NoSQL (11)
- PostgreSQL (26)
- Sem categoria (1)