Olá a todos, sou o Vinicius Vale e hoje vou falar um pouco sobre newSQL, sendo uma continuação do artigo SQL, NoSQL ou NewSQL? e do artigo NoSQL e o mundo Big Data na Era da Informação.

No artigo anterior falamos um pouco sobre as amarrações que limitam banco relacionais, onde ficou entendido a importância da ACID, também citamos as regras que regem bancos NoSQL com o entendimento da BASE. Quando nós entendemos as principais diferenças entre as ferramentas, fica claro que se deve entender a regra de negócio. Ela é a peça chave para uma evolução correta do seu ambiente, na escolha da melhor ferramenta. Uma escolha precipitada pode acarretar em atrasos e limitações e impedir um crescimento exponencial do seu negócio.

Onde entra o NewSQL nessa história?

NewSQL, de forma resumida seria uma mistura do melhor do SQL e do noSQL, obviamente que possui devantagens e uma delas é necessidade de uma modelagem dos dados até por que para seguir as regras ACID é necessário definir uma estrutura.

Pelo fato da necessidade de modelagem prévia, existe uma limitação em negócios onde a regra muda o tempo todo. Alterar a estrutura de um newSQL requer os mesmos bloqueios de um relacional, e isso impacta no negócio. Então sua escolha deve ser pensada com cuidado, para que mudanças no modelo não impactem no ambiente.

Até o próximo artigo.

Lembrando que a linguagem SQL continua em pleno vapor, inclusive sendo usada em várias ferramentas NoSQL, exatamente para facilitar o aprendizado. Se você ainda não sabe SQL, chegou o momento de aprender de maneira rápida e simples, conheça o curso de SQL online da Sudoers e torne-se ROOT em sua carreira.