Muitos se perguntam, o que é UX? Para que serve? Como Utilizo ela? Será que vale a pena aplicá-la? … são muitas perguntas que nos cercam, porém o mais importante que você precisa saber. É essencial e muito importante saber.

Em tecnologia, tudo começou com uma tela, onde só se tinha números e letras e uma forma de interação rudimentar, sendo apenas por um teclado. Ao longo do tempo tivemos uma grande transformação na forma de interagirmos: Teclado, Mouse, Infra-vermelho, Touch e agora já estamos com comando de voz, realidade aumentada e virtualização. Muitas opções não acha?

Mais do que ter opções, é importante combinarmos “Recursos X Usuários”. Para combinarmos tudo isto temos que saber quais ferramentas utilizar e como utilizá-las. Mas o que é UX?

UX é um acrônimo de User eXperience, ou seja, Experiência do Usuário. Este termo veio de Don Norman, em meados de 1990. O próprio Norman comentou em uma entrevista:

Eu inventei o termo, porque achava que interface do usuário e usabilidade eram muito restritos, eu queria cobrir todos os aspectos da experiência de uma pessoa com o sistema, incluindo design industrial, gráficos, a interface, a interação física e o manual. Desde então, o termo tem se espalhado amplamente…“.

A parte técnica é importante, a modelagem é importante, porém, mais importante que tudo é que o resultado de seja satisfatório a experiência do Usuário, pois uma vez que ele utilizou, teve contato e gostou, sem duvida irá utilizar, comprar, divulgar com mais frequência, seja o produto, ferramenta, software ou aplicativo.

Importante: UX não é interface. Interface é uma das formas de prover UX

Mas o que preciso saber para aplicar UX?

Tratar Experiência de Usuário é lidar com um conjunto de ações e disciplinas que nos auxiliam na concepção a finalização do nosso objeto, seja ele fisico ou lógico. Mas o mais importante é saber que tudo isto esta conectado. 

Vamos dar um exmplo de uma Compra Virtual:

  • A experiência se inicia com o acesso,
  • passando pela busca de produtos,
  • inclusão de itens no carrinho,
  • escolha da forma de pagamento,
  • conclusão da compra
  • entrega do produto
  • abertura da embalagem

Todos os pontos acima estão relacionados ao que diz UX. Sendo que em cada um deles temos a relevância e fator critico para tomada de decisão do usuário, sendo que os dois últimos são de fato decisivo, pois podemos ter uma ótima ferramenta, porém se a entrega estiver atrasada, ou o pacote amassado toda a experiência adquirida anteriormente pode ser afetada.

UX é muito mais do que apenas Design, UX esta ligado da concepção a execução de um projeto, até a utilização do mesmo por PESSOAS. Ter em mente o que deseja entregar ao seu usuário e a forma como propor a interação dele com este objeto é o foco. UX vem para nos auxiliar a nos colocar na perspectiva de quem esta utilizando o que iremos entregar.

Percebeu o que é UX e quantos fatores ele possui e impactam? Espero que tenha gostado deste artigo e do inicio desta trilha. Uma vez que entendemos o conceito geral e o propósito, no próximo artigo falaremos sobre ferramentas e como iniciar um projeto de UX.

Um grande abraço e até mais.